Oficina 1
-quinta-feira (04/05)
das 15h30 às 17h15
Educação Financeira na Prática
Profª Aline Guedes - IME/UERJ
A Educação Financeira tem sido um tema de interesse e de estudo cada vez mais presente nas pesquisas no Brasil (e no mundo), ganhando espaço em diversas esferas do conhecimento, inclusive no âmbito escolar. A Educação Financeira tem como foco promover o desenvolvimento de competências pessoais, possibilitando ao indivíduo melhores condições para tomadas de decisões mais autônomas e conscientes no âmbito financeiro, contribuindo assim para o fortalecimento da cidadania. Desta forma, a presente oficina tem como objetivo fazer com que os estudantes aprendam como utilizar os recursos financeiros de forma mais eficiente, principalmente no início da fase adulta e na entrada do mercado de trabalho, sabendo lidar com (futuras) situações financeiras, tais como: o que fazer com os primeiros salários; entender sobre salário bruto, líquido, descontos de INSS e Imposto de Renda; como criar e organizar um orçamento; como calcular o poder negativo dos juros compostos no endividamento e positivo na construção de um patrimônio financeiro e da liberdade financeira; como traçar metas pessoais, profissionais e financeiras; como planejar a realização de metas e cuidar do futuro através dos investimentos financeiros e como não cair em golpes e fraudes financeiras.
Oficina 2
-sexta-feira (05/05)
das 15h30 às 17h15
Quadrinhos no Ensino de Matemática: uma proposta para o ensino de frações
Grupo HQEM - História em Quadrinhos no Ensino de Matemática
O projeto HQEM - História em Quadrinhos no Ensino de Matemática tem origem no grupo de estudos homônimo consolidado como uma ação dentro do Programa Dá Licença nos últimos quatro anos. Entusiastas dos quadrinhos enquanto ferramenta didática, os membros investigam as possíveis articulações entre essa mídia e a sala de aula de Matemática, seja pelo viés do ensino, da pesquisa ou da extensão. Nesta oficina, apresentaremos o processo de constituição desse projeto, suas perspectivas e alguns de seus produtos, mais especificamente os quadrinhos elaborados pelo grupo para o ensino básico de frações. Com sua realização, em formato de estudo dirigido, pretende-se realizar com os participantes, divididos em grupos, uma reflexão e análise crítica das atividades elaboradas e do manual contendo as orientações e recomendações para o professor da educação básica.
Membros do grupo:
Clarissa Andrade Santarem
Danilo Magalhães Farias
Jeanne Denise Bezerra de Barros
Leticia Guimaraes Rangel
Maria Palmira Da Costa Silva
Melyssa Oliveira Bezz Torres
Samantha Floriano Silva
Vanessa Nunes de Souza
Wanderley Moura Rezende