Palestra 1 

-quarta-feira (03/05) 

das 15h30  às 17h


Habilidades de Visualização Espacial no ENEM e em livros didáticos - com atividades do Livro Aberto de Matemática 

 Prof. Fábio Simas   UNIRIO   

     As Habilidades de Visualização Espacial tratam da capacidade de construir, armazenar e manipular imagens mentalmente. Elas constituem alguns dos principais objetivos de ensino da Geometria Escolar, segundo diversos pesquisadores.

   Comparamos a frequência de exercícios de Geometria Espacial em que o estudante precisa usar essas habilidades na resolução em livros didáticos aprovados no PNLD e em itens do ENEM, com resultados surpreendentemente discrepantes.

    Na palestra, discutimos a relevância do tema para a formação, inicial e continuada, de professores de matemática. A discussão será ilustrada com atividades do Módulo de Geometria do projeto Livro Aberto de Matemática (OBMEP/IMPA).

Palestra 2

--quarta-feira (03/05) 

das 18h às 19h30


Incerteza, acaso e variabilidade: três aspectos da análise de dados       

Prof. Roberto Imbuzeiro   IMPA

     Saber o mínimo de análise de dados não só é algo que a BNCC preconiza, como também é cada vez mais necessário até para acompanhar o noticiário. Esta palestra é sobre três conceitos fundamentais para esta atividade, o que eles significam e como aparecem em diversos aspectos da vida real e do ensino de Matemática. 

Palestra 3

--sexta-feira (05/05) 

das 13h30 às 15h

Os matemáticos da Revolução Francesa       

Prof. João B. Pitombeira   HMRE - IME/UERJ

     Falaremos sobre os trabalhos e as vidas de Condorcet, Lagrange, Monge, Laplace, Legendre, Carnot.

     Eles viveram e floresceram em uma época de profundas mudanças políticas e sociais. A criação da École Polytechnique e as necessidades da França Revolucionária, acossada por todos os regimes monárquicos europeus, mobilizou toda uma geração que garantiu a preeminência matemática da França, mais tarde superada pela Alemanha.