Palestra 1
-quarta-feira (03/05)
das 15h30 às 17h
Habilidades de Visualização Espacial no ENEM e em livros didáticos - com atividades do Livro Aberto de Matemática
Prof. Fábio Simas – UNIRIO
As Habilidades de Visualização Espacial tratam da capacidade de construir, armazenar e manipular imagens mentalmente. Elas constituem alguns dos principais objetivos de ensino da Geometria Escolar, segundo diversos pesquisadores.
Comparamos a frequência de exercícios de Geometria Espacial em que o estudante precisa usar essas habilidades na resolução em livros didáticos aprovados no PNLD e em itens do ENEM, com resultados surpreendentemente discrepantes.
Na palestra, discutimos a relevância do tema para a formação, inicial e continuada, de professores de matemática. A discussão será ilustrada com atividades do Módulo de Geometria do projeto Livro Aberto de Matemática (OBMEP/IMPA).
Palestra 2
--quarta-feira (03/05)
das 18h às 19h30
Incerteza, acaso e variabilidade: três aspectos da análise de dados
Prof. Roberto Imbuzeiro – IMPA
Saber o mínimo de análise de dados não só é algo que a BNCC preconiza, como também é cada vez mais necessário até para acompanhar o noticiário. Esta palestra é sobre três conceitos fundamentais para esta atividade, o que eles significam e como aparecem em diversos aspectos da vida real e do ensino de Matemática.
Palestra 3
--sexta-feira (05/05)
das 13h30 às 15h
Os matemáticos da Revolução Francesa
Prof. João B. Pitombeira – HMRE - IME/UERJ
Falaremos sobre os trabalhos e as vidas de Condorcet, Lagrange, Monge, Laplace, Legendre, Carnot.
Eles viveram e floresceram em uma época de profundas mudanças políticas e sociais. A criação da École Polytechnique e as necessidades da França Revolucionária, acossada por todos os regimes monárquicos europeus, mobilizou toda uma geração que garantiu a preeminência matemática da França, mais tarde superada pela Alemanha.